Setembro é um mês dedicado a Ibejis, Orixás gémeos que cuidam e protegem nossas crianças.
Cosme, Damião, Doun, Erê ou mesmo Curumim, não importa como chamá-los, o que importa é a energia que Eles irradiam em nossa vida.
Sempre com um ar de alegria as criancinhas de Aruanda vem nos terreiros de Umbanda para nos auxiliar em nossos problemas.
Muitos são conhecidos por nomes populares como Joãozinho, Pedrinho, Mariazinha, joaninha e outros apenas uma alusão aos orixás como Flechinha Dourada, Corisco, Conchinha do Mar entre outros. Mas isso não é o mais importante, pois a energia que essas entidades emanam é que nos trazem alegrias e movimentos em nosso dia a dia.
Quando chegam na casa de axé já levantam o astral dos médiuns e consulentes com suas brincadeiras, pedindo doces e correndo pra todos os lados, sendo uma forma de limpar o campo astral do ambiente.
Sabemos que são espíritos de grande evolução, assim como os outros guias que se manifestam através da incorporação dentro dos rituais de Umbanda e como qualquer espírito de um grau maior de elevação moral vestem roupas fluídicas, de suas passagens ou encarnações que tiveram aqui na terra, por isso esses espíritos tidos como de crianças pedem chupeta, brinquedos, refrigerantes, bombons e doces variados usando esses para fazerem suas famosas milongas.
A Casa de Oxóssi como já de costume faz suas homenagens a esses seres de luz, pedindo que tragam dias bons, alegrias e renovações para nossa vida.
Esse ano vamos ter uma gira festiva aberta para o público dia 26 (sábado) de setembro a partir das 17 horas e no domingo dia 27 estaremos distribuindo os doces, bolos, refrigerantes e os saquinhos de Cosme e Damião a partir das 18 horas.
E ainda para animar a criançada teremos palhaços e muitas brincadeiras.
"Na Bahia tem um Coco,
Coco que faz a cocada.
Coco que faz o manjar,
Para dar para Ibejada.
Doun, Doun, Doun,
Doun, Cosme e Damião.
Doun, Doun, Doun,
Brinca sentado no chão. "
Salve os Eres. Oni beijada.