Reflexão

Bom dia povo do axé.
Que a Luz de Oxalá possa iluminar nosso ori, trazendo paz e harmonia.

Muitas vezes levamos muito tempo para entendermos um problema ou uma situação, que nos parece cada vez mais difícil de resolver.
Nós seres humanos somos seres complicados e muito difíceis de sermos entendidos, queremos, sonhamos, somos arrogantes muitas vezes, machucamos pessoas que amamos e nem se quer tentamos reparar um pouco do mau que fizemos, por simples capricho ou mesmo pelo fato de acharmos que estamos sempre certos em tudo.

Se pararmos para analisarmos tudo que estamos fazemos, iremos notar que fazemos menos de 1% para que as coisas que desejamos, que pretendemos para termos um futuro digno e melhor, se concretizem.

 As vezes sentimos o cansaço do dia a dia, das muitas batalhas que travamos e não vemos resultados, nos fazem pensar que é em vão buscamos por um mundo melhor. Mas temos que fazer nossa parte.


Reclamamos dos políticos, que o mundo está cada vez pior, e que antes tudo era simples, tudo dava certo e hoje tudo está se complicando, tudo anda no lado esquerdo, que as pessoas estão transformando o mundo no inferno e muitas outras coisas, mas esquecemos que para vermos alguma mudança somos parte integrante de um grande formigueiro onde todos devem trabalhar pelo sustento, pois o período invernoso chega pra todos e um dia iremos necessitar de um descanso, mas para isso, primeiro precisamos nos munirmos de alimentos, e eu pergunto: O que estamos fazendo para que tenhamos um mundo melhor?
Refletir sobre isso, não é fácil, pois sempre iremos dizer que fazemos nossa parte, quando na realidade, estamos parados esperando tudo dar certo, confiamos nosso futuro, em alguns casos, nas mãos de outras pessoas, que nem sempre são pessoas dignas, mesmo de sonharem para si próprio, que dirá para sonhar para nós.

As vezes chego a conclusão de que não devemos realmente nos importarmos com o futuro, mas que ele com certeza chegará, outras, sim, devemos dar uma importância muito grande para nosso futuro, para o futuro das pessoas que amamos, mesmo que ainda continuamos não fazendo muitas coisas para mudarmos o rumo das coisas, pois o amanhã é construido do hoje, e hoje fazemos pouco para que no futuro quando olharmos para trás, podermos dizer, eu fiz minha parte, e não foi em vão, pois aí está o resultado.
Futuro, o que é o futuro se não o hoje, onde tudo reflete nos atos e ações cotidianas.
Precisamos seguir, chegar lá, pois alguém precisa de exemplos, que cheguemos lá para nos seguirmos, também precisamos de pessoas lá na frente, pra seguirmos elas.

Desistir no primeiro erro, na primeira queda, é fraqueza humana, mas essa fraqueza não deve está presente em nós. Sejamos firmes em nossas decisões. Tenhamos metas a serem cumpridas e cumpra-as.

O que nos faz diferentes dos animais é que pensamos, e nem sempre agimos, eles não pensam e agem no primeiro impulso.

Sejamos seres de fé, pessoas que acreditam em um mundo melhor. Que está sempre pedindo aos Orixás que nos iluminem em nossas batalhas, que mostrem o melhor caminhos para vencermos, que chegaremos no mais alto de nossos sonhos. Pedimos e devemos confiar, pois o Orixá sabe o mais íntimo de nossos sentimentos, Eles sabem o que realmente necessitamos para sermos felizes.

Fé é a única coisa que nunca deve faltar em nossa vida. Uma palavrinha tão pequena, mas que é só nós queremos ela se transforma em algo tão grande que seremos incapazes de ver o seu tamanho.




Fé meus irmãos, devemos cultivar de dentro pra fora e jamais ao inverso.

Abraço fraterno a todos, espero ter ajudado de alguma forma, para construirmos um mundo melhor e com pessoas melhores.

Que os Orixás estejam sempre presentes em nossas vidas.
Kolofé Olorun!

Edson D' Oxossi

Oxossi_Orixá da Caça

Boa tarde irmãos de fé.
Hoje trago um pouco sobre o Orixá Oxossi. Boa leitura e lembrem-se: Conhecimento nunca é demais.
 
Oxóssi, é filho de Iemanjá com Orunmilá. É divinização da floresta, reinando sobre o verde sobre os animais selvagens, dos quais é considerado o dono e dos quais tem todas as virtudes. Oxossi é sagaz como o leopardo, forte como o leão, leve como um pássaro, silencioso como um tigre, observador como a coruja, sabe se esconder como um tatu, é vaidoso como o pavão, corre como os coelhos, sobe em árvores como macaco, conhece os animais profundamente e com eles partilha o conhecimento da natureza. Dizem os mitos que aprendeu a caçar com seu irmão Ogum, quando este lhe deu as pontas de flechas e, mais tarde, a espingarda. A essência de Oxossi é "atingir um objetivo". Fixar um alvo e atingi-lo. Alimentar a família. Oxossi sempre foi o responsável por alimentar a família. É considerado o orixá que dá de comer às pessoas, pois sob seus domínios estão os animais e os vegetais. Assim, invoca-se a energia de Oxóssi quando se quer encontrar algo ou atingir algum objetivo e para prover sustento (moral ou físico) durante as jornadas.
 

No limite, é Oxossi o patrono da natureza, enquanto Ogum é a cultura. Como sempre foi muito observador aprendeu também os mistérios e poderes das plantas com Ossain, orixá dono dos poderes de cura das folhas, que certa vez o enfeitiçou, levando-o para o fundo da floresta a fim de ter companhia. Iemanjá, sua ciumenta mãe, enfurecendo-se, mandou que Ogum fosse buscar seu irmão na floresta e o arrancasse dos feitiços de Ossain. Invoca-se Oxossi, portanto, quando se quer encontrar remédios para certos males, embora seja necessário pedir a Ossain que o remédio faça efeito. Ogum assim o fez, mas como Oxóssi relutasse em voltar ao lar, e ao voltar desfeiteasse sua mãe, esta o proibiu de viver dentro da casa, deixando-o ao relento. Como havia prometido ao irmão ser sempre seu companheiro, Ogum foi viver também do lado de fora de casa.
Oxóssi tornou-se o melhor dos caçadores e diz o mito que foi ele quem livrou Araketu, sua cidade, de um grande feitiço das perigosíssimas ajés (feiticeiras africanas) Iyami Oshorongá, que se transformam em pássaros e atacam as pessoas e cidades com doenças e miséria. 


Tendo uma destas feiticeiras pousado sobre o palácio do rei de Ketu, e os demais caçadores do reino perdido todas as suas flechas tentando matá-la, Oxóssi, com apenas uma, deu cabo do perigoso pássaro, tendo sido conclamado o rei de Ketu. Pede-se a Oxóssi, portanto, que destrua feitiços ou energias maléficas.
Um dia, enquanto caçava elefantes para retirar-lhes as presas, Oxóssi encontrou e apaixonou-se por Oxum, a deusa das águas doces e do ouro que repousa em seus leitos e com ela teve um filho, Logun-Edé. Filho da floresta com as águas dos rios, Logun-Edé é considerado o orixá da fartura e da riqueza que ambos os domínios apresentam e dos quais compartilha. 

• Dia da Semana: terça-feira
• Símbolo: ofá (arco e flecha)
• Cor: azul e verde (azul pela relação com o ar - no lançamento das flechas - e verde pelas matas)
• Elemento: ar e terra
• Número: 3
• Comida: milho e coco.
• Saudação: Okê Arô, Oxossi! Okê Odé!

PARCEIROS

PARCEIROS
Canal Umbanda Jovem

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *