Como o Orisá age em nossas vidas?
Bom dia com muito asé.
Que o asé, a luz e a sabedoria de Oxalá estejam sempre presente em nossas vidas.
Hoje trago um texto de meu babalorixá Diego de Odé. Como sempre cheio de sabedoria e palavras bem colocadas no momento certo. Sua benção meu pai.
As forças que regem a natureza buscam sempre proteger a criação e nós fazemos parte desse conjunto, mas por termos consciência, arbítrio, somos responsáveis pela manutenção da nossa vida física e também espiritual. No Candomblé, seguimos uma tradição ancestral, ou seja, nos reportamos ao nosso criador com os costumes e tradições de nossos antepassados, o que acreditamos dar poder(asé) as coisas, é como um código de comunicação com os elementos naturais, que mediante a uma série de questões energéticas, irão ou não realizar aquilo que invocamos.
Assim como as mudanças de estações durante o ano, o Orisá age de forma gradativa, sempre aconselho meus filhos a analisar um período como um todo e certamente enxergarão a influência positiva do divino em seu cotidiano. Na iniciação, que é a nossa base de eduação religiosa, aprendemos que disciplina, respeito e resistência são valores indispensáveis para o Orisá agir e consequentemente uma boa vida no asé. Não adianta cobrarmos do orún aquilo que não somos capazes de cativar ou carregar, já vi muita gente “agraciada” reclamando da vida e outros que tinham tão pouco, felizes e contentes. Essa é uma questão de “ori”, ou seja, de cabeça, se sua consciência não está em paz, se você não acredita ou se acha que tudo é pouco, nem adianta fazer ebó, bori ou se iniciar, pois nada irá mudar.
Orisá é um presente que ganhamos nessa vida e ele não é apenas para satisfazer o seu ego e sua individualidade, Orisá é para o bem do outro, para a preservação das futuras gerações, é uma semente que plantamos e crescemos junto com ela. Abra seu ori, ouça a voz do seu Orisá, ele certamente está te guiando e mostrando o caminho certo, que muitas vezes não é o que você quer, mas é o que você precisa para sua vida levantar.
A cada passo que damos, há uma lição a aprender e para mudar de fase, bastar ter mais entendimento e menos orgulho, afinal, daqui a pouco nem estaremos mais aqui, o que restará é a marca que você deixou.
Muito asé e que essa seja uma sexta-feira de paz e reflexão!
III Conferência Nacional de Juventude

Conversação sobre políticas públicas nos eixos de trabalhos sobre Cultura, Diversidade e Igualdade.
Com pessoas cheias de ideias inovadoras para garantir e efetivar os direitos da Juventude em especial a juventude de comunidade tradicionais - PCTs.
![]() |
Membros da Renafro de várias regiões também participaram discutindo e colaborando com as políticas para juventude brasileira.
Mãe Beth de Oxum teve um papel importantíssimo no eixo da Cultura e também apresentou propostas para serem levadas a plenária. Contribuiu também falando das políticas de um modo geral e finalizou com uma paródia sobre essas políticas e de como devemos agir para uma mudança em nosso país.
Umbandistas se manifestam contra intolerância religiosa em Sobral
Em Foco News: MANIFESTO - Grupo de Manifestantes Se Reúne Com Ca...: Grupo de Manifestantes Umbandistas Na última sexta-feira dia 09 de outubro Sobral recebeu Marco Feliciano pra um evento com a i...











