O que é ser Cambono?

O cambono, na verdade, é um médium em desenvolvimento ou que não incorpora.

Também podem ser utilizados os outros médiuns em regime de escala.

O seu trabalho dentro do Templo é tão importante quanto o dos demais médiuns e, mesmo sem estar incorporado, ele é parte integrante de todo o trabalho espiritual, pois os Guias Espirituais se utilizam dele para retirar as energias que serão utilizadas no atendimento aos consulentes.

Muitas vezes, um Guia Espiritual tem dificuldades de adentrar no íntimo do consulente devido à densidade energética presente na pessoa e lança mão da presença do cambono e, através deste, fazendo como que “uma ponte”, consegue auscultar o íntimo da pessoa.

O cambono, antes de qualquer coisa, é pessoa de extrema confiança do Pai ou Mãe da casa, assim como da entidade que estiver atendendo; portanto, caso perceba qualquer coisa estranha, qualquer coisa que não faça parte dos procedimentos normais, deve reportar-se ao Guia-chefe ou ao Pai ou Mãe da casa na mesma hora.

É por isso que é tão importante, e necessário, que o cambono saiba todos os procedimentos de trabalho e todas as normas da conduta que entidades e médiuns devem ter dentro do Templo.

O fato de auxiliar nas consultas exige que o cambono seja discreto e mantenha sigilo sobre tudo o que ouvir, não se esquecendo de que ali estão sendo tratados assuntos particulares e que não dizem respeito a ninguém além da pessoa que estiver sendo atendida e da entidade.
O sigilo é um juramento de confiança que todo o cambono deve ter e fazer.

O QUE É SER UM CAMBONO

Os Cambonos são médiuns de sustentação, e são tão importantes quanto os médiuns ostensivos (de incorporação mediúnica) nos trabalhos de uma Casa Umbandista; eles também devem seguir certos procedimentos e ter a mesma dedicação e responsabilidade.

O Cambono, médium de sustentação, é aquele trabalhador, com mediunidade ostensiva ou não, que está presente ao trabalho, mas que não participa diretamente do fenômeno nem dos procedimentos de incorporação mediúnica para atendimentos.

Como o próprio nome diz, embora não esteja envolvido diretamente no fenômeno ou na assistência, faz a sustentação energética do trabalho, mantendo o padrão vibratório elevado por meio de pensamentos e sentimentos elevados.

Ao contrário do que se pensa, os médiuns cambonos de sustentação são tão importantes quanto os médiuns de incorporação, pois são eles que ajudam a garantir segurança, firmeza e proteção para o grupo e para o trabalho, enquanto os médiuns de atendimento fazem a sua parte e desenvolvem o trabalho assistencial.


REQUISITOS IMPORTANTES PARA SER UM BOM CAMBONO

Responsabilidade
- O cambono precisa conhecer a mediunidade e tudo o que diz respeito ao trabalho com a espiritualidade.

Firmeza mental e emocional
- É responsável manutenção do padrão vibratório durante o trabalho, o cambono deve ter grande firmeza de pensamento e sentimento, a fim de evitar desequilíbrios emocionais e espirituais que poderiam pôr a perder a segurança do trabalho.

Equilíbrio vibratório
- Como trabalha principalmente com energias que movimenta com os seus pensamentos e sentimentos o cambono, deve ter um padrão vibratório médio elevado, a fim de poder se manter equilibrado em qualquer situação e poder ajudar o grupo quando necessário.

Ausência de preconceito
- O cambono, não pode ter qualquer tipo de preconceito, Ele não está ali para julgar ou criticar os casos que tem a oportunidade de observar, mas para colaborar para que sejam solucionados da melhor forma, de acordo com a sabedoria e a justiça de Deus.

Discrição
- O cambono, nunca deve relatar ou comentar, dentro ou fora da casa, as informações que ouve, os problemas dos quais fica sabendo e os casos que vê nos trabalhos de que participa.

CONCLUSÃO

Como vimos, não é tão fácil ser um cambono. Para ser um, é preciso aprender tudo sobre os Orixás, os Guias Espirituais, o Templo e, principalmente, sobre a conduta que deve adotar durante as giras e por toda a sua vida.

Saravá os nossos cambonos de Umbanda

Mensagem do Caboclo Ubirajara

Por mais longa que seja a caminhada… Por mais íngreme que seja o caminho… Por mais pedras e obstáculos que possas encontrar…

Não desistas!
A convicção na certeza de alcançarmos nossos objetivos, nos fará suportarmos todas as intempéries e incertezas que o futuro nos indicar. Pois, somente assim, ao raiar de um novo dia, conseguiremos ver a brilhante luz do sol, e sentir o calor que só ele produz, a aquecer-nos o coração enrijecido pela noite fria da incerteza e da dúvida.

A confiança no Pai Oxalá, fará com que caminhemos resolutos para o futuro, em busca de nossos objetivos, cumprindo nossas tarefas e, a cada irmão de caminhada estendendo a mão, e doando-nos sem olhar a quem, para quem ou por quem.
Somente assim, diante das provas emergentes que nosso passado nos encaminha à restauração, através do abençoado cadinho da purificação moral, e no agasalho material do corpo, poderemos, como a fênix, ressurgir das cinzas do nosso passado tenebroso, reparando todo o mal que fizemos, e plantando, a cada dia seguinte, a cada instante futuro, a semente do amor ao próximo.

Sigamos em frente, amigos, lado a lado, e através da dedicada e valorosa e indispensável ajuda aos nossos irmãos de caminhada, estendamos-lhes as mãos, a fim de que, na ajuda prestada, também possamos nos ajudar ainda mais, resgatando, assim, nossos débitos pretéritos.

Que o abençoado mestre Oxalá, a todos permita, alçando-nos a novas paragens mentais de regeneração, sejamos mais úteis ao próximo que a nós mesmos, e que assim o fazendo, possamos compreender em definitivo, a grandeza da oportunidade que Dele estamos recebendo.  

Muita paz, Caboclo Ubirajara

Rituais e Costumes


Homenagem aos Boiadeiros

No mês de Junho tocamos para os Boiadeiros para louvar essas entidades que tanto nos orientam e nos guiam pelos caminhos difíceis da vida, com seus cânticos, conselhos e alegria nos trazem energias que revigoram nossa alma e nos impulsionam a seguir e vencer os obstáculos que surgem na tarefa árdua da evolução.


Desde a preparação das comidas para o Boiadeiro João de Minas e demais entidades dessa linha, a ornamentação da casa para louvar esses ancestrais, e melhor receber a assistência, todos se envolveram doando trabalho, amor e respeito ao sagrado.

Dirigente da Casa de Oxóssi Groaíras

Gira Festiva de Preto Velho



Nossa casa realizou uma simples festiva para nossos ancestrais Pretos Velhos, com muito amor e dedicação.
Em nome da Casa de Oxóssi Groaíras, agradeço a colaboração dos filhos, adeptos e simpatizadores da religião de Umbanda.

Oxóssi abençoe grandemente a vida de todos!

Comunidade Religiosa

Boa noite povo de axé!


Comunidade Religiosa

Viver em uma comunidade religiosa de terreiro é, sem sombras de dúvidas, partilhar ideias, problemas, alegrias e todas as nossas experiencias. É ter a certeza que não estamos sozinhos quando os problemas surgem, é saber que temos alguém pra nos aconselhar, ouvir e comungar nossas vitórias.
Nós da Casa de Oxóssi Groaíras buscamos a união e o espirito de comunidade e família através de nossos cultos religiosos, quando sentamos para estudar a doutrina teológica de nossa amada Umbanda, quando ouvimos as duvidas e esclarecimentos, aprendemos e ensinamos todos os dias.

Quando sento com meus filhos, vejo em seus olhos a sede de aprendizagem, de saber mais sobre o mistério dos Orisá, sobre as linhas de trabalhos da Umbanda, sobre uma entidade e sobre muitos assuntos que surgem no dia a dia da comunidade de terreiro.

Preservamos o sentimento de família, de comunidade religiosa, trazendo para o meio religioso as experiencias e expectativas para que possamos comungar e dessa forma aprender um com o problema do outro.

Edson de Oxóssi

Umbanda,
é uma religião, portando só pode fazer o bem.
A religião de Umbanda zela pela família, cultiva o amor, respeito, humildade, dentre outros bons sentimentos.

Sentimentos ruins, como mágoas, recentimentos, ódios, vingança não condizem com a Umbanda.

Muitos falam que podem fazer isso e aquilo, que por ser umbandista podem se vingar de tal pessoa... essas pessoas são dignas de dó, esquecem que os verdadeiros fundamentos dessa religião estão todos ligados ao Amor divino.

Se você já ouviu algo do tipo, reflita e busque conhecer realmente a Umbanda e vai ver o quanto é uma religião que prega o amor e busca despertar em seus adeptos esse amor. Somos fagulha do amor de Deus, na Umbanda encontramos Deus através do despertar da consciência, do amor pelos semelhantes, confiantes em Deus Olorun, nos Orixás e guias de Umbanda em uma mudança nas pessoas que possam lapidar e na transformação íntima, consequentemente evoluindo moralmente e espiritualmente.

Umbanda é uma religião linda, conheça antes de falar isso ou aquilo. Tire conclusões somente depois de conhecer o verdadeiro religioso de Umbanda, pois muitos se dizem umbandistas, mas poucos vivem a religião e levam a religião para sua vida.

Boa reflexão.

A Casa de Oxóssi Groaíras está buscando desmistificar essa imagem negativa da religião de Umbanda.
Nossa casa está sempre de portas abertas para todos.

Paz, luz e Axé a todos.
Que os Orisá abençoe a vida de todos.

Edson de Oxóssi

Festiva de Pai Oxóssi

Bom dia povo de axé.

Que nosso pai Oxóssi nos traga sempre caças gordas e mesa farta. A prosperidade esteja presente em nossa vida.


Que o Caboclo Ubirajara nos traga sempre boas mensagens, de entendimento e melhoramento espiritual, para que possamos galgar novos degraus na caminhada espiritual.

A Casa de Oxóssi Groaíras festejou pai Oxóssi e todos os Caboclos de Umbanda. Uma gira de muito axé, onde louvamos com amor, dedicação e respeito aos ancestrais.



Gira de Abertura de 2017

Bom dia, muito asé a todos.

A nossa Gira de Povo de Rua abriu os trabalhos da Casa de Oxóssi Groaíras neste ano. Gira de muito axé e com certeza
gerou muitas realizações para os filhos, adeptos e simpatizantes da nossa casa. 

Obrigado a todos que de alguma forma colaboraram para que esta gira saísse como planejamos. Tudo muito lindo, pois aquilo que é feito com amor, mesmo bem simples se torna espetacular.

Que Seu Tranca Ruas possa abrir nossos caminhos sempre, nos encoraje com suas palavras de retidão e de grande sabedoria.

Dona Maria Padilha e Dona Maria Mulambo nos mostrem sempre a luz nos momentos de escuridão em nossa vida, traga sempre uma palavra amiga aos que precisam de um entendimento ou um novo caminhar.

Seu Zé Pilintra nos ensine sempre os caminhos do bem e bom senso, mostre-nos as falsidades e pessoas negativas para que possamos com sua ajuda nos livrar dos inimigos ocultos.

Saravá todo Povo de Rua.
Salve os Filhos do Grande Caçador, Oxóssi.

Saravá fraterno.
Odé nos abençoe sempre.

 




PARCEIROS

PARCEIROS
Canal Umbanda Jovem

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *